Sonhos ou Segurança Financeira?

junho 18, 2017


Independentemente do nosso percurso de vida, a determinada altura todos nós somos confrontados com situações e escolhas que vão determinar o rumo da nossa vida durante os próximos anos.

Em 2016 confrontei-me com essa situação e decidi optar por seguir o meu sonho mas, por mais que ame o que faço, trabalhar por conta própria tem os seus inconvenientes e a instabilidade financeira é, a meu ver, a principal desvantagem.

O facto de nunca saber qual será o meu vencimento mensal faz com que tenha que ser mais regrada e contida com os meus gastos. O que não é mau, de tudo! Já era algo que fazia e é algo que não tenho problema nenhum em fazer, no entanto essa instabilidade está a atrasar alguns dos meus projetos, nomeadamente a aquisição de uma habitação.

Por mais que seja feliz com a minha família, cada vez sinto mais a necessidade de ter o meu espaço, de decorar a minha casa e gerir os meus horários sem condições ou limitações.

Este ano tenho ponderado seriamente optar por trabalhar por conta de outrem no entanto, devido à limitação de horários teria que abdicar do meu trabalho atual e, sinceramente, é algo que não me agrade.

Ainda tenho muito que pensar e analisar - e prevejo uma grande lista de prós e contras no meu futuro próximo - e só espero tomar a decisão certa.

O que é mais importante para vocês, seguir um sonho ou ter estabilidade financeira?

You Might Also Like

13 comentários

  1. De momento, ter estabilidade financeira, infelizmente os nossos sonhos (ainda) não pagam as contas.

    ResponderEliminar
  2. É difícil escolher entre um ou outro, porque, por um lado, é extremamente importante termos alguma estabilidade financeira para podermos fazer as nossas coisas, mas, por outro, devemos tentar, pelo menos, seguir os nossos sonhos.

    ResponderEliminar
  3. Já segui sonhos e já procurei estabilidade financeira. Depende da fase da vida em que estamos.

    ResponderEliminar
  4. O ideal será mesmo juntar os dois mundos mas a estabilidade financeira vai sempre por acabar por pesar mais, digo eu...

    ResponderEliminar
  5. Perguntasses isso há uns anos e diria os sonhos. Agora, escolho a estabilidade financeira. Prefiro ter um trabalho que não me agrada, mas ter rendimentos para sustentar outras partes da minha vida (uma família, poder viver fora da casa dos meus pais, entre outras...). Se for possível encontrar um equilíbrio, melhor. Se não, mil vezes a estabilidade financeira. Tenho vindo a lutar demasiado contra ela para saber bem demais como é importante.

    ResponderEliminar
  6. Tenta arranjar uma forma de conseguires equilibrar as contas com uns trabalhos extra. E assim podes continuar a lutar pelos teus sonhos!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. É uma decisão complicada. O cenário ideal seria aliar as duas coisas. Mas não sendo possível, dou preferência em primeiro lugar à estabilidade financeira, que me poderá permitir atingir os meus sonhos.

    ResponderEliminar
  8. Bela questão... Sou a favor de lutar pelos nossos sonhos, desde que não prejudiquem outras coisas. O mais importante é que a tua escolha te deixe de consciência tranquila, pensa naquilo que te faria mais feliz, e se a que deixares para trás não te prejudicar, é mesmo esse o caminho :)

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto da mistura dos dois. Segurança financeira, para vivermos sem dificuldade, mas lembrar-nos que o que é do mundo cá fica :)

    xoxo
    http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Acho que deve de haver um consenso... não vamos seguir os nossos sonhos e ficar falidas, mas também não vamos deixar de os seguir... Equilibrio!

    ResponderEliminar
  11. para mim os sonhos são o mais importante mas à medida que vou crescendo percebo que por vezes estes têm que ser adiados....

    ResponderEliminar
  12. Ambas as coisas são importantes mas neste momento, prefiro estabilidade financeira, pois nunca se sabe o amanhã :)

    ResponderEliminar